Discriminação racial no trabalho: como identificar e combater

10 de janeiro de 2024
discriminação racial no trabalho

A discriminação racial no trabalho é uma situação que gera a inferiorização e exclusão de pessoas devido à sua raça e/ou etnia. 

Infelizmente, o mercado de trabalho ainda enfrenta uma série de desafios para promover a equidade e impedir a vulnerabilidade desses grupos nos ambientes corporativos.

Para isso, é importante que as empresas tomem medidas estratégicas para reduzir a discriminação e possibilitar cada vez mais a inclusão dos trabalhadores. Até mesmo porque, como veremos, o preconceito racial pode ter diversos impactos negativos para os profissionais e para as organizações.

Acompanhe a seguir e entenda quais são os riscos e prejuízos da discriminação racial nos ambientes de trabalho! 

O que é discriminação racial no trabalho?

A discriminação racial ocorre quando uma pessoa é tratada de forma desigual e injusta devido a sua cultura e origem étnica. O problema afeta muitas companhias e o mercado de trabalho como um todo, portanto, é importante tomar medidas para evitá-lo.

Ao contrário do que se imagina, o racismo não se manifesta somente por meio de atos violentos e ações preconceituosas. A discriminação racial pode ser muito mais abrangente e afetar os direitos pessoais e profissionais dos indivíduos em razão de suas crenças, religião, idioma, costumes e tradições.

Toda atitude de aversão, palavras e atos que incitem o ódio, o desrespeito e o isolamento social de determinada etnia são considerados uma forma de discriminação e, por isso, devem ser combatidos. Nos ambientes de trabalho, situações como essa levam a muitos riscos e danos, como veremos a seguir.

Quais são os riscos da discriminação racial?

A discriminação racial pode gerar uma série de impactos significativos para as vítimas e empresas. Por exemplo, as organizações podem perceber um aumento na rotatividade de colaboradores justamente porque os talentos não se sentem devidamente valorizados.

Quando um empreendimento é reconhecido por ações racistas e injustas, a sua imagem e reputação no mercado tende a ser cada vez mais negativa. A consequência é que a gestão terá mais dificuldade de recrutar bons profissionais e manter a sua vantagem competitiva.

As vítimas que sofrem a discriminação racial dentro de uma determinada empresa podem apresentar denúncias, levando o empreendimento a responder em processos judiciais e ações legais. Tudo isso representa inúmeros riscos à integridade e confiabilidade do negócio.

Para além das companhias, os mais prejudicados, sem dúvidas, são as pessoas que sofrem atos de discriminação racial em ambientes profissionais. O preconceito pode gerar um clima de tensão e conflito, fazendo com que as vítimas vivenciem situações vexatórias que impactam o seu desenvolvimento e crescimento.

Quais os prejuízos para as vítimas?

Ao sofrer uma atitude discriminatória no trabalho, o colaborador pode se encontrar em um espaço de trabalho hostil e desestimulante. Diante disso, as chances de perder o interesse e a motivação pelos assuntos da vida profissional são bastante altas. 

Além disso, ao sofrer esse tipo de violência, a vítima também pode ter a sua autoestima e autoconfiança abalada, gerando danos permanentes à saúde mental. Ainda há a possibilidade de desenvolver outros tipos de consequências negativas na rotina, como:

Para evitar o agravamento da discriminação racial, é fundamental que as empresas conscientizem líderes, gestores e colaboradores sobre a importância da diversidade e inclusão nos ambiente de trabalho e na sociedade como um todo.

Dessa maneira, é possível garantir a equidade dentro do negócio e impedir que determinados grupos sejam inferiorizados de forma injusta.

Quais as consequências legais da discriminação racial para as empresas?

Mesmo diante de progressos legislativos e jurídicos que buscam ampliar a presença de diferentes perfis no mercado de trabalho, a realidade atual é que muitos empregadores ainda adotam ações preconceituosas e que ignoram completamente a qualificação dos profissionais pertencentes a grupos étnico-raciais distintos.

No entanto, esse tipo de comportamento pode comprometer o empreendimento e ocasionar processos legais contra a empresa. Como consequência, há mais chances de prejudicar a reputação diante de consumidores, investidores e parceiros.

De acordo com a Constituição Federal Brasileira, todos os trabalhadores devem ter os mesmos direitos fundamentais garantidos, como liberdade, saúde, segurança e livre exercício do trabalho. Ou seja, discriminar uma pessoa e impedi-la de prestar serviços constitui crime e sérias penalidades ao infrator.

Como prevenir a discriminação racial no ambiente de trabalho?

Para lutar contra a discriminação e o racismo, é importante que a gestão do empreendimento, em conjunto com o setor de Recursos Humanos, estabeleça ações concretas de engajamento para que todos os funcionários atuem em prol do mesmo objetivo.

Pode-se implementar diferentes iniciativas que fazem, de fato, a diferença nesse sentido. Veja:

  • Criar um comitê pró-diversidade para desenvolver estratégias e projetos contra a discriminação racial;
  • Estabelecer metas claras de combate ao racismo na rotina;
  • Reservar vagas para profissionais de grupos étnico-raciais, principalmente cargos de liderança;
  • Desenvolver processos seletivos que ampliem a participação de pessoas pertencentes a grupos historicamente minorizados;
  • Definir uma política clara de combate ao racismo, com estratégias e práticas de inclusão;
  • Oferecer canais de denúncia seguros e confidenciais para que os profissionais possam comunicar condutas inadequadas no ambiente de trabalho;
  • Promover diálogos abertos e momentos de reflexão sobre o tema como parte da estratégia de educação corporativa;
  • Conscientizar as lideranças sobre a importância do combate à discriminação e valorização da diversidade;
  • Implementar iniciativas e políticas de prevenção, como treinamentos, dinâmicas de grupo, campanhas, entre outros.

A discriminação racial no trabalho é um problema que deve ser combatido com todos os esforços possíveis. Para além das penalidades previstas em lei, as empresas que ignoram atos desse tipo na rotina organizacional podem comprometer sua reputação e imagem.

Uma das maneiras mais eficientes de prevenção é investir em um processo seletivo que considere a diversidade e inclusão. 

Como complemento, você pode utilizar o PIR, Teste de Integridade, para contratar os talentos com o perfil comportamental ético e os valores desejados pela empresa.

Aproveite a visita e saiba mais sobre o PIR. Entenda como a avaliação pode favorecer a gestão no momento de encontrar os candidatos ideais para o seu negócio!

TUDO SOBRE O PIR TESTE DE INTEGRIDADE