Criar uma rede de talentos engajada e diversa que potencialize o setor público brasileiro é a grande missão do Vetor Brasil. Uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos que se fundamenta em uma pilar de transparência na gestão pública para ajudar governos a compor times de alto desempenho.

Fundada em 2015, o Vetor Brasil atua através de dois programas:

Programa Trainee de Gestão Pública:

Pioneiro no país, o programa atrai, seleciona, desenvolve e aloca talentos para trabalharem por pelo menos um ano em projetos de alto impacto de governos estaduais ou municipais.

Esta rede já conta com mais de 200 trainees de gestão pública em 30 governos de todas as regiões do Brasil.

E as metas para 2018 incluem ter ao todo 300 trainees na rede, aumento assim seu impacto em todo o Brasil. Além disso, nos próximos três anos, a rede deve triplicar em tamanho! O desafio é grande e a vontade de fazer a diferença em todo o país é maior ainda.

Programa Líderes de Gestão Pública:

Pela primeira vez no Brasil, em 2016 um governo realizou um processo seletivo profissional e aberto para preencher um cargo de primeiro escalão em sua gestão e o Vetor Brasil ajudou a construir essa história.

Surgiu então o Programa Líderes de Gestão Pública, o qual atrai, seleciona e desenvolve profissionais com ampla experiência para atuar em cargos estratégicos nos mais diversos órgãos públicos, como secretarias municipais e estaduais de todo o país.

A história de Maria Tereza de Moraes, secretária de educação de Londrina/PR que foi a primeira profissional no país a ter passado por um processo seletivo para ocupar uma função de alto escalão em um governo, você confere no vídeo abaixo:

 

Transparência na gestão pública é valor e consequência

Para a organização a transparência na gestão pública, assim como a ética, é um valor indissociável de um trabalho de alta performance cuja finalidade é coletiva e social.

Mais do que isso, é também consequência do processo desenvolvido pelo Vetor Brasil com os governos parceiros, sua principal razão de existir e a forma com que transmite seu compromisso firmado de credibilidade e isenção para conquistar as mudanças desejadas no setor público do país.

Em uma equipe de governo ideal a ética e transparência permeiam todas as ações e são naturalizadas no cotidiano de trabalho. E mesmo que essa construção implique em formação, treinamento e acompanhamento contínuo, é o único caminho para uma nova cultura na gestão pública brasileira.

Teste de integridade: um passo fundamental

No Programa Líderes de Gestão Pública são avaliados profissionais para ocuparem cargos de grande visibilidade com potenciais de gerar significativos impactos sociais.  Por isso é essencial que essas lideranças apresentem um alto grau de resiliência frente aos dilemas éticos que viverão.

Saiba o que um teste de integridade não é!

“A parceria com a S2 Consultoria nos permite aplicar o PIR – teste de potencial de integridade resiliente nos candidatos que participam de nossos processos e assim apresentar uma análise mais profunda do nível de resiliência que teriam ao lidar com questões sensíveis no dia a dia do governo”, diz Joice Toyota, diretora-executiva do Vetor Brasil.

Conheça melhor o PIR: clique aqui e descubra como a ferramenta ajuda na identificação de fatores éticos sensíveis e promove o fortalecimento da cultura ética

Share This