RH, conheça a verdade sobre Testes de Integridade

Há um movimento crescente pela seleção de profissionais íntegros e resilientes, levando os profissionais de RH a buscar ferramentas para apoiá-lo em suas tomadas de decisão. Nesse contexto, os Testes de Integridade vem sendo cada vez mais utilizados em processos de seleção e em programas de desenvolvimento individual dos profissionais da organização.

A partir desse novo cenário corporativo, percebe-se que o profissional de RH moderno está se apoderando da oportunidade de ser um agente de Compliance na organização. Este apoderamento se deve basicamente a três razões:

1ª razão: relaciona-se à cobrança que o profissional de RH sofre quando um candidato selecionado por ele, pouco tempo depois, comete um ato de fraude ou assédio na organização. Em seguida, costuma ouvir o seguinte questionamento:

“Como você não percebeu no processo de seleção que esse candidato tinha tendência para fraudar a empresa?”

A resposta para essa pergunta é fácil, pois até pouco tempo o profissional de RH não tinha conhecimento, nem acesso a ferramentas para avaliar a Integridade Resiliente dos candidatos e assim, não poderia ser cobrado por isso.

2ª razão: refere-se ao momento de grande mudança cultural que o Brasil está vivendo. Comportamentos desonestos não são mais aceitos em nenhuma esfera, inclusive nas organizações. Processos de seleção e recrutamento que agora contemplam em suas etapas de avaliação, a dimensão ética, de integridade e de resiliência, estão atraindo talentos e profissionais que buscam empresas éticas.

3ª razão: relaciona-se aos possíveis impactos na reputação e imagem organizacional. Os profissionais que não desenvolvem seu potencial de Integridade Resiliente podem causar, por meio de atitudes e decisões, muitas vezes até com o objetivo de beneficiar a organização, uma cultura de pequenos delitos e fraudes. Por isso, reforçar as práticas de Compliance e as Leis e códigos vigentes das empresas é tão imprescindível.

 

Testes de Integridade: saiba como escolher o melhor para a sua empresa!

 

Ao buscar um Teste de Integridade para aplicar na empresa, cabe ao profissional de RH escolher aquele que realmente consiga mensurar e apresentar recomendações para desenvolver o potencial de Integridade Resiliente do candidato/profissional. Cuidado com Testes de Integridade que descartam o fator humano e os interpretam como uma simples ferramenta de triagem de pessoas.

Para ajudar os profissionais de RH a escolher o melhor Teste de Integridade para a sua empresa, recomendamos que os profissionais que estejam atentos às seguintes características:

 

  • Validação estatística e científica:

– Solicite a validação do Teste;

– Pergunte aonde foi aprovado e se foi validado em algum Congresso Acadêmico;

– Caso não possua validação científica, questione o valor preditivo.

 

  • Customização por níveis de decisão:

– Verifique se as perguntas são personalizadas para cada nível hierárquico.

Por exemplo: um profissional que ocupa uma posição Operacional, não deve responder as mesmas perguntas que um Diretor Executivo, pois o grau de sofisticação, acessos, autonomia e dilemas envolvidos são completamente diferentes.

 

  • Adaptação à cultura brasileira:

– Testes de Integridade importados dos Estados Unidos, Israel ou qualquer outro país, que não passaram por adequação à cultura brasileira, provavelmente irão conter perguntas não compatíveis com a nossa realidade. Logo, os resultados poderão ser limitados ou inconclusivos.

 

  • Adequação à Legislação Brasileira:

– O participante deve ter seus direitos a vida privada, intimidade, honra imagem e sigilo preservados;

– Qualquer pergunta de cunho profissional que trate de dilemas éticos no ambiente corporativo pode ser realizada. No entanto, não utilize Testes de Integridade que possuam perguntas como as que serão citadas a seguir, pois além de serem pouco efetivas, podem trazer problemas judiciais à empresa.

Leia alguns questionamentos que são acusatórios, ineficientes e ferem os direitos citados acima:

“Quantas vezes você aceitou suborno?”

“Quantas vezes você utilizou maconha no último ano?”

“Você já foi preso?”

“Você possui dívidas?

“Quantas vezes você desviou dinheiro das empresas em que você trabalhou?”

  • Análise aprofundada:

– Testes de Integridade que possuem apenas perguntas de única escolha são binários e não possuem capacidade de contextualizar o fator humano em sua essência. Isso significa que estes Testes são avaliados com base em um algoritmo que, dependendo de como o participante responder, poderá enquadrá-lo em um resultado parcialmente confiável.

– Em casos de Testes de Integridade Resiliente o caso referido anteriormente não é possível, pois em sua avaliação é necessária a contextualização das respostas e posturas do participante. Portanto, busque Testes que possuam perguntas com respostas de única escolha, dissertativas e com relato em vídeo. Além de relatórios emitidos por profissionais com nível superior e certificados em Técnicas de Entrevista Comportamental e leitura da linguagem verbal e não verbal.

 

  • Soluções para desenvolvimento:

– Mais do que identificar o grau de resiliência do profissional, o Teste de Integridade deve ter a capacidade de oferecer soluções para desenvolver os potenciais que necessitam de alinhamento. A busca pelo desenvolvimento da integridade resiliente dos profissionais e não apenas de suas capacidades e habilidades, também é papel do setor de recursos humanos.

– Ao buscar Testes de Integridade, considere aqueles que oferecem soluções de desenvolvimento do fator humano. Caso contrário, o Teste será apenas uma ferramenta de triagem e descarte de pessoas, invalidando a possibilidade de promover mudança e aprendizado no profissional.

 

PIR – Potencial de Integridade Resiliente

 

Se você ainda não conhece, a S2 Consultoria oferece o Teste de Integridade chamado PIR – Potencial de Integridade Resiliente. O PIR é uma ferramenta de gestão e desenvolvimento, cujo objetivo é identificar o quanto um profissional pode resistir a situações de dilemas éticos no trabalho. Geralmente, é utilizado na etapa final de processos seletivos ou em casos de promoção de cargos.

Se você nunca acessou um Teste de Integridade e ficou interessado em conhecer o PIR, acesse a página de boas vindas e indique a sua necessidade em nosso formulário automatizado.

S2 Consultoria

A S2 desenvolve a Integridade Resiliente dos profissionais e organizações por meio de métodos empáticos e pragmáticos.

Todos os direitos reservados © S2 Consultoria

Share This