Matérias e entrevistas com os especialistas da S2

“Fraude e Assédio”, entrevista por Renato Santos – Rádio Bandeirantes.

No dia 30/04/16, Renato Santos foi entrevistado por José Paulo de Andrade, Salomão Ésper e Rafael Colombo no respeitado programa da Rádio Bandeirantes – Jornal Gente sobre Fraude e Assédio nas organizações.

No primeiro bloco do Programa, o debate girou em torno do fenômeno tão nocivo e vivido nos últimos tempos no Brasil – a Corrupção – com reflexões interessantes e instigantes sobre o papel das empresas nesse contexto: “muitas vezes a relação que a empresa têm com o colaborador se torna uma relação esquizofrênica” disse Santos ao se referir a Programas de Compliance para “inglês ver” completou Ésper.

Na segunda parte da entrevista, José Paulo introduz o tema Assédio Moral nas organizações, e o debate avançou para Assédio Sexual e Corporativismo sendo destacado por Santos que “tão importante quanto saber o que ‘é assédio’ é saber o que ‘não é assédio’ para que o gestor e a organização não caia em armadilhas”.

Ao final do Programa, Rafael Colombo questiona qual o papel da área de Compliance e como ele pode ser verdadeiramente efetivo, Santos discute o conceito de Integridade Inteligente reforçando que “não basta dizer para os colaboradores serem éticos, mas é necessário apresentar as vantagens em agir de forma ética e as consequências em ferir as políticas da organização”, e ainda, apresenta a ferramenta PIR – Potencial de Integridade Resiliente como um método para gerir o Compliance nas organizações. Para ouvir a entrevista na íntegra CLIQUE AQUI.

“Testes que identificam inclinação para o suborno, fraudes e desvios”, entrevista por Renato Santos – Valor Econômico.

Você aceitaria suborno para beneficiar algum fornecedor na empresa em que você trabalha? Como reagiria se seu chefe lhe pedisse para integrar um esquema irregular? Você já roubou dinheiro da empresa? Perguntas como essas têm sido feitas em processos de seleção ou promoção em empresas privadas pelo país com o objetivo de identificar (e evitar) profissionais que apresentem alguma inclinação para cometer fraudes, desvios e atos de corrupção.

Para ler a matéria na íntegra CLIQUE AQUI.

“O processo de detecção de mentiras”, matéria por João Ozório, Fernando Martines e Mário Júnior – Consultor Jurídico.

O debate sobre detectar mentiras em depoimentos por meio da análise das atitudes e expressões corporais da testemunha ressurgiu ao mesmo tempo no Brasil e nos Estados Unidos. Aqui, um juiz no Rio Grande do Sul anulou depoimento depois de analisar linguagem corporal de testemunha e argumentar não ser “palpite”, mas sim técnica contemporânea de coleta de prova. Nos EUA, a discussão envolve o polígrafo (conhecido como detector de mentiras). Frank Horvarth, ex-presidente da Associação Americana de Poligrafia, que disse à ABC News que o instrumento não é totalmente preciso. A margem de acerto, diz ele, é de 90%, segundo seus defensores, e de 70%, segundo seus críticos. Para ler a matéria na íntegra CLIQUE AQUI.

“A motivação para a fraude vai além do dinheiro”, entrevista por Mário Júnior – Risco Seguro Brasil.

Embora tendo a maior parte motivada por ganhos financeiros, a ocorrência de fraudes nas empresas não se assenta somente sobre o dinheiro. Há outros “estímulos” relevantes, como questões de status e até mesmo de autoproteção dentro da corporação, segundo Mario da Silva Jr., sócio diretor da S2 Consultoria, especializada em fraudes e assédio. Para ler a matéria na integra CLIQUE AQUI.

“O aumento dos processos e fraudes trabalhistas pelas empresas e funcionários”, por Renato Santos – G1.

Veja a reportagem que Renato Santos sócio da S2 Consultoria concedeu ao G1 para falar do aumento dos processos trabalhistas e das fraudes trabalhistas cometidas pelas empresas e empregados. O número de processos trabalhistas no Brasil teve um aumento de 12,3% em 2015. É o que mostram dados do TST (Tribunal Superior do Trabalho) obtidos pelo G1. Para ler a matéria na íntegra CLIQUE AQUI.

“Contrate o caráter, treine as habilidades”, reportagem por Renato Santos – CBN.

Assista a reportagem que Renato Santos, Sócio Fundador da S2 Consultoria concedeu para a CBN, Programa Mundo Corporativo do Milton Jung, e se surpreenda como você pode tornar o seu processo seletivo mais eficiente alinhando os Valores do candidato com sua organização. Conheça as ferramentas que o mercado tem utilizado para solucionar este desafio CLICANDO AQUI.

“Cresce a quantidade de processos trabalhistas”, matéria por Renato Santos – VOCÊ RH.

Renato Santos, sócio fundador da S2 Consultoria, apresenta para a Revista Você RH, a Entrevista Demissional em Profundidade. Ferramenta que aborda uma METODOLOGIA EMPÁTICA E DINÂMICA que tem propiciado para as organizações valiosas informações. Para ler a matéria na íntegra CLIQUE AQUI.

“A trajetória pessoal e profissional de Renato Santos”, matéria por Renato Santos  – Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Contabilistas de SP.

Renato Santos, sócio fundador da S2 Consultoria conta sobre a sua trajetória pessoal e profissional para a Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Contabilistas de SP. Se inspire em uma trajetória de determinação e grandes realizações. Para ver a entrevista na íntegra clique em continuar lendo e CLIQUE AQUI.

A S2 Consultoria pensando em seu desenvolvimento, lançou a série “E agora entrevistador?”, que abordará situações inesperadas, que podem ocorrer com você, durante uma entrevista. Abordaremos temas como: Corporativismo, Entrevistado sob ameaça, Choro do entrevistado, Sedução pela dádiva, Ameaça ao entrevistador e outros.

Para saber como lidar com estas situações, convidamos você a participar desta série:

  • O Case 1 abordará a situação de um entrevistado com comportamento agressivo com o entrevistador, durante a entrevista – CLIQUE AQUI.
  • O Case 2 abordará a situação de como um entrevistador lida com ameaças do entrevistado durante a entrevista – CLIQUE AQUI.
  • O Case 3 abordará a situação de como um entrevistador lida com o entrevistado que lhe oferece um presente durante a entrevista – CLIQUE AQUI.
  • O Case 4 abordará a situação de como um entrevistador lida quando o entrevistado chora durante a entrevista – CLIQUE AQUI.
  • O Case 5 abordará a situação de como um entrevistador lida quando o entrevistado relata estar sob ameaças, durante a entrevista – CLIQUE AQUI.
  • O Case 6 abordará a situação de como um entrevistador lida com o entrevistado que omite informações para proteger seus colegas de trabalho – CLIQUE AQUI.

Esperamos que você esteja apreciando a série “E agora entrevistador?”. A S2 Consultoria tem orgulho de ser parceira da Endeavor e fazer parte da seleção dos empreendedores de alto impacto.

“A diferença entre resiliência e flexibilidade”, entrevista por Renato Santos – EPTV Campinas.

Renato Santos, sócio da S2 Consultoria, convida você a assistir a entrevista que concedeu para o Jornal EPTV de Campinas, e apresenta a diferença entre estes temas e como aplicá-los de forma adequada. Para conferir a entrevista na íntegra CLIQUE AQUI.

“Passando tudo a limpo”, matéria por Renato Santos – Revista distribuição.

Renato Santos, sócio da S2 Consultoria – Dimensão Humana do Risco, fala sobre como a ferramenta PIR (Potencial de Integridade Resiliente) pode ajudar as companhias na busca por transparência e ética na gestão. Para conferir a matéria na íntegra CLIQUE AQUI.

“A corrupção assola toda a humanidade”, entrevista por Renato Santos – Panorama Mercantil.

Renato, nos conte como foi o começo de sua carreira até chegar nos dias atuais.

Comecei minha carreira muito cedo, com apenas 14 anos, na área de RH em uma empresa de grande porte: Duratex. Nesse período me fascinei pela Gestão de Pessoas, buscando entender suas motivações, comportamentos e ações no dia a dia profissional. Quando na época do alistamento militar, fui voluntário para servir no Exército Brasileiro, onde fiquei mais fascinado ainda em entender a dinâmica humana em adversidades e privações mais básicas, como fome, sede, frio, etc… Nesse momento decidi seguir carreira e fiquei na caserna por 8 anos chegando ao posto oficial, como 1º Tenente, sendo que mais da metade desse período liderei uma área de investigação de crimes militares, quando já havia me formado em Direito. A partir daí meu fascínio pelo comportamento humano se acentuou ao ver como o ser humano pode agir com má intenção e foi então que fiz meu MBA em Gestão de Pessoas, focando nesse lado sombrio da humanidade. Após ver e tratar tantos casos de crime, fraude e corrupção no setor público, ingressei em uma consultoria de origem israelense que tratava casos de fraudes no setor privado e, em pouco tempo, assumi a gestão da área que lidava com o fator humano das fraudes corporativas, onde permaneci por 12 anos, período esse que fiz meu mestrado e parte do doutorado tendo como objeto de estudo a mente do fraudador.  Para ler a entrevista na íntegra CLIQUE AQUI.

“Assédio moral no ambiente de trabalho”, entrevista por Renato Santos – UOL Economia.

O assédio moral é a humilhação sofrida por um funcionário e pode ocorrer de muitas maneiras: bronca, ameaça, espalhar boatos contra o funcionário ou mesmo tirar objetos de trabalho, como a mesa ou o telefone, para constranger. Pode ser em público, ou não. Para ler a matéria na íntegra CLIQUE AQUI.

“Corrupção nas empresas e Operação Lava Jato”, entrevista por Mário Júnior e Renato Santos – Rádio de Tudo um Pouco.

No dia 08/07 Mário Júnior e Renato Santos concederam entrevista ao Programa de rádio De tudo um pouco dirigido pelo radialista Jairo Sérgio para falar da Corrupção nas empresas privadas e da Operação Lava jato. Para ouvir a entrevista na integra clique em continuar lendo e CLIQUE AQUI.

“Empresas ainda não se previnem adequadamente”, matéria por Renato Santo – RH Online.

Pesquisa recente realizada pelo site de carreiras Vagas.com mostra que 52% dos entrevistados já sofreram algum tipo de assédio no ambiente de trabalho. Do total de quase 5 mil entrevistados, 47,3% declararam já ter sofrido algum tipo de assédio moral, que se caracteriza por piadas, agressões verbais ou gritos constantes. Já os casos de assédio sexual como cantadas, propostas indecorosas ou olhares abusivos são menos frequentes, sendo relatados por 9,7% dos entrevistados. Para ler na íntegra CLIQUE AQUI.

PIR fica entre os 50 melhores projetos no 6º concurso Acelera Startup, da FIESP.

Queremos agradecer a sua torcida em nossa participação ao 6º Concurso Acelera Startup da FIESP.

Das 1200 startups inscritas no Concurso, 250 foram para a final com a S2 Consultoria. A nossa solução de gestão e desenvolvimento humano, o PIR – Potencial de Integridade Resiliente foi classificado como um dos 50 melhores projetos. Estamos contentes com o resultado, pois expressa o reconhecimento da importância e assertividade da ferramenta PIR.

“Ética empresarial”, entrevista por Renato Santos – Talentos em foco.

O apresentador Paulo Queija entrevista Renato Santos, que fala sobre a “Ética Empresarial” e suas consequências no mundo corporativo. Para conferir a entrevista na íntegra CLIQUE AQUI.

“Fraude nas Organizações”, entrevista por Mário Júnior – Talentos em Foco.

Nesta entrevista, Paulo Queija conversa com Mário da Silva Júnior sobre as formas de “Fraudes nas Organizações”, como identificá-las e preveni-las. Para conferir a entrevista na íntegra CLIQUE AQUI.

“Fraude pode estar acontecendo na minha empresa?”, matéria por Renato Santos – Endeavor Brasil.

Infelizmente, fraude é um tema comum nas empresas brasileiras. Como saber se seu negócio está vulnerável a um desvio financeiro?

De mais de mil empresas entrevistadas no país, uma das maiores empresas brasileiras de auditoria concluiu que 70% já sofreram fraude nos últimos dois anos. Além disso, 50% das empresas acreditam que a fraude no Brasil poderá aumentar nos próximos dois anos. Será que seu negócio pode entrar nessa estatística sofrendo um desvio financeiro? Para ler o artigo na íntegra CLIQUE AQUI.

“Estratégias de prevenção evitam fraudes corporativas”, matéria por Renato Santos –  Revista Profissional e Negócios.

Planejamento é essencial para empresas! As organizações no Brasil têm enfrentado diversos obstáculos administrativos, financeiros e econômicos nos últimos anos. Dentre eles, a fraude corporativa ganha destaque e aparece em escala progressiva. Elas podem ir de desvios de dinheiro e produtos a espionagem e sabotagem industrial. Para evitar esses problemas, principalmente os originários no ambiente interno, é necessário aplicar estratégias de prevenção, recomenda o especialista Renato Santos, sócio da S2 Consultoria, empresa especializada em prevenir e tratar atos de fraude e assédio nas organizações.

Para ler a matéria na íntegra CLIQUE AQUI.

“Táticas para flagrar mentirosos no trabalho”, matéria por Mário Júnior – Revista Exame.

Matéria concedida por Mário Júnior publicada no site da Revista Exame sobre táticas para flagrar mentirosos no trabalho, clique em continuar lendo para acessar o link… CLIQUE AQUI.

“Ética no processo seletivo”, entrevista por Renato Santos –  Portal RH.

Entrevista concedida por Renato Santos ao Portal RH falando sobre a Ética no Processo Seletivo. Para ler a entrevista na íntegra CLIQUE AQUI.

S2 Consultoria

A S2 desenvolve a Integridade Resiliente dos profissionais e organizações por meio de métodos empáticos e pragmáticos.

Todos os direitos reservados © S2 Consultoria

Share This