Compliance: a importância para o mundo corporativo

O que é compliance?

Compliance, termo anglo-saxão originário do verbo comply, cujo sentido é agir de acordo com uma regra, um pedido ou um comando. Compliance é o dever de cumprir, de estar em conformidade e fazer cumprir regulamentos internos e externos impostos às atividades da organização.

 

Qual a importância do compliance para o mundo corporativo?

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em sua Convenção sobre o Combate da Corrupção, em vigor desde 1999, onde o Brasil é  um dos 39 países signatários deste acordo, preconiza boas práticas, controles internos, ética e compliance como diretrizes que deverão ser observadas pelos signatários. Em outras palavras, compliance não é mais um diferencial no mundo corporativo, mas é um pré-requisito para sua sustentabilidade.

 

Existem empresas especializadas em compliance?

Há diversas empresas especializadas em compliance, como por exemplo auditorias, consultorias de gestão de riscos, escritórios de advocacia, entre outras. A S2 Consultoria é a única focada na Dimensão Humana do Compliance, trabalhando na sua essência.

 

Quais os tipos de ferramentas de compliance disponíveis no mercado?

As ferramentas de compliance mais utilizadas no mercado são: códigos de ética e conduta, canal de denúncia, treinamento e desenvolvimento sobre ética organizacional, programas de integridade, due diligence de fornecedores e jogos de compliance.

 

Como posso aplicar o compliance a minha empresa?

Inicialmente criando um comitê de compliance para tratar o tema na empresa com a a devida atenção e foco que o assunto exige, após isso definir políticas e diretrizes para posterior comunicação e treinamento para seus stakeholders (internos e externos) e, em parelelo implantar um canal seguro de denúncia e programa de integridade no processo seletivo.

S2 Consultoria

A S2 desenvolve a Integridade Resiliente dos profissionais e organizações por meio de métodos empáticos e pragmáticos.

Todos os direitos reservados © S2 Consultoria

Share This