Compliance: a importância para o mundo corporativo

Fraude e Corrupção têm sido termos frequentes na mídia e geralmente os associamos à política. Mas você já parou para pensar se eles estão presentes na sua empresa? Como seus líderes e colaboradores se comportam diante de dilemas éticos? A área de Compliance vai ajudar você a responder essas questões, a mitigar os riscos e a construir uma cultura organizacional ética.

corrupção, em suas várias formas, provoca prejuízos financeiros imediatos, pode destruir a imagem e a reputação das organizações, torna fragilizado o ambiente de trabalho e aumenta os custos de investimento. Como afirma Renato Santos, sócio da S2 Consultoria, neste artigo da Endeavor:

“…mesmo os líderes com fortes princípios éticos podem sucumbir à influência de uma cultura organizacional frágil e que dá espaço para atitudes que levem à fraudes e assédio.”

Portanto, é preciso construir uma cultura organizacional ética forte e que seja absorvida pelos colaboradores para que saibam como agir diante dos dilemas vivenciados no dia-a-dia. Um Programa de Compliance é implantado com o objetivo de construir, desenvolver e manter a cultura ética nas empresas.

O que é Compliance?

Compliance, termo anglo-saxão originário do verbo comply, cujo sentido é agir de acordo com uma regra, um pedido ou um comando.

Compliance é o dever de cumprir, estar em conformidade e fazer cumprir regulamentos internos e externos impostos às atividades da organização.

Às ações de compliance, cabe cercar o problema do descumprimento de regras de base moral na organização, antecipar riscos e atender às exigências normativas. Por isso, o ideal é que compliance esteja integrado aos objetivos estratégicos das empresas, contribuindo com as decisões de negócios e se adaptando rapidamente às constantes mudanças inerentes ao ambiente corporativo.

Qual a importância do Compliance para o mundo corporativo?

 

 

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em sua Convenção sobre o Combate da Corrupção, em vigor desde 1999, onde o Brasil é um dos 39 países signatários deste acordo, preconiza boas práticas, controles internos, ética e compliance como diretrizes que deverão ser observadas pelos signatários. Em outras palavras, compliance não é mais um diferencial no mundo corporativo, mas é um pré-requisito para sua sustentabilidade.

O ritmo das mudanças regulatórias e a convergência da regulamentação global, atrelados à concorrência de novas empresas, ao aumento da pressão dos stakeholders e ao rápido avanço tecnológico, fazem do compliance um forte aliado das empresas diante de todo estes desafios.

Conheça o Case do Pobre Juan e saiba como as ferramentas de Compliance impulsionaram os negócios da rede de restaurantes!

Ferramentas de Compliance

 

 

Ao implantar um Programa de Compliance, as ferramentas mais utilizadas pelas organizações são:

– Códigos de ética e conduta;

– Canal de denúncia;

– Treinamento e desenvolvimento sobre ética organizacional;

– Programas de integridade;

– Due diligence de fornecedores;

– Jogos de compliance.

 

Se você está se perguntando como aplicar o compliance na sua empresa, aconselha-se que a organização comece criando um comitê para tratar o tema com a devida atenção e foco que o assunto exige. Em seguida, defina políticas e diretrizes para posterior comunicação e treinamento para seus stakeholders e, em paralelo, implante um canal seguro de denúncia e um programa de integridade no processo seletivo.

Existem empresas especializadas em Compliance que irão ajudar você a implantar esta área na sua empresa, dentre auditorias, consultorias de gestão de riscos e escritórios de advocacia. A S2 Consultoria é a única empresa focada na Dimensão Humana do Risco, especialista em mitigação de fraudes, corrupção e assédio, com base na análise de integridade resiliente de cada funcionário das organizações para a qual presta serviços.

Pensando em implantar um Programa de Compliance? Entre em contato conosco e conheça as ferramentas que se aplicam à realidade da sua empresa. Caso você queira mais informações sobre o PIR, nosso Teste de Integridade, acesse a página de boas vindas e indique a sua necessidade em nosso formulário automatizado.

S2 Consultoria

A S2 desenvolve a Integridade Resiliente dos profissionais e organizações por meio de métodos empáticos e pragmáticos.

Todos os direitos reservados © S2 Consultoria

Share This