Como proceder após uma denúncia dentro de sua empresa?

Ao receber uma denúncia você deve tomar algumas medidas para apurar a veracidade e credibilidade dos fatos narrados. Após isso, havendo indícios de veracidade, uma apuração por meio de um processo de levantamento de informações deverá ser realizada com a finalidade de colher evidências e provas para responsabilizar os envolvidos na denúncia.

Como analisar a veracidade de uma denúncia na minha empresa?

Para analisar a veracidade de uma denúncia ou relato você deve utilizar-se da análise do conteúdo verbal. Esta técnica busca identificar a credibilidade do emissor por meio da análise de cada palavra utilizada pelo indivíduo.

Existe algum treinamento para o canal de denúncia e ouvidoria da empresa?

A S2 Consultoria possui treinamento específico que desenvolve o atendente de canal de denúncias ou de ouvidoria, o capacitando em conduzir uma entrevista por telefone, obtendo o máximo de informações e identificando o nível de veracidade de uma denúncia.

Após uma denúncia, como deve ser feito o tratamento?

O tratamento deve contemplar a verificação do nível de veracidade dos fatos narrados na denúncia para apoiar a organização na decisão de investir na apuração dessa denúncia.

O que é uma entrevista forense?

É uma entrevista estruturada conduzida por um profissional certificado em técnicas de entrevista e detecção de dissimulação o qual se vale da interpretação e comparação da linguagem de comunicação verbal e não-verbal: corporal, facial e paralinguístico para a obtenção da verdade na resolução de denúncias e de casos de fraudes e assédios corporativos. Essa entrevista se utiliza de uma abordagem empática e com respeito à dignidade humana e pode ser realizada com denunciantes, testemunhas, fornecedores ou suspeitos.

O que é uma entrevista comportamental?

A Entrevista Comportamental busca o entendimento da situação ou o processo em que se insere o fato em apuração, com base na lista previamente desenvolvida de dúvidas ou pontos a serem esclarecidos para maior elucidação do caso.

O que é uma entrevista demissional?

A Entrevista Demissional em Profundidade é aplicada a profissionais que estão no processo de saída da organização ou que já não estão mais nela, com o objetivo de identificar as razões que motivou esse desligamento, compreendendo sua percepção sobre o clima organizacional, ambiente e condições de trabalho, processos e procedimentos da empresa, riscos e vulnerabilidades que possam interferir na manutenção do ambiente ético da organização. Possibilitando identificar possíveis causas de rotatividade e ações para sua diminuição.

O que é uma entrevista confirmatória?

É uma entrevista que busca a confirmação de fatos e informações obtidas por meio de uma denúncia ou investigação.

Existem profissionais focados em entrevistas forense?

Os sócios-fundadores da S2 Consultoria, Mario da Silva Junior e Renato Almeida Santos são os primeiros profissionais brasileiros habilitados e certificados como Entrevistadores Forense (CFI) pela Associação Internacional de Entrevistadores (IAI).

Como devo executar uma entrevista forense ou confirmatória?

Há uma série de passos a serem executados antes, durante e depois da entrevista forense ou confirmatória. Estes passos garantem a legalidade do processo e legitimam a entrevista a fazer parte integrante de um eventual processo judicial.

Devo contratar uma empresa especializada para realizar a entrevista forense?

Há muitas vantagens ao se contratar uma empresa que possua profissionais habilitados para a realização de entrevistas forense, são elas:

-Possibilidade da obtenção de uma confissão de um suspeito;

-Identificação dos envolvidos e modus operandi;

-Garantir o direito da ampla defesa aos possíveis envolvidos, diminuindo a possibilidade de alegação de danos morais.

-Obtenção de provas e possível ressarcimento do dano gerado pela situação;

Porém, cabe alertar que a organização incorre em risco quando delega a condução desse tipo de entrevista a profissionais não capacitados e habilitados tecnicamente, ou ainda, a profissionais não alinhados às particularidades da iniciativa privada.

O que é ou como funciona uma entrevista de seleção?

É uma entrevista que busca identificar se o perfil (habilidades e competências) apresentados pelo candidato estão aderentes ao perfil da vaga definida pela organização contratante. A entrevista de seleção moderna vai além destes objetivos, pois busca identificar também o potencial de integridade resiliente do candidato, ou seja, identificar o quanto sua integridade resiste a dilemas éticos.

S2 Consultoria

A S2 desenvolve a Integridade Resiliente dos profissionais e organizações por meio de métodos empáticos e pragmáticos.

Todos os direitos reservados © S2 Consultoria

Share This