Coaching ético é possível?

Hoje, um número significativo de profissionais vive situações de muita cobrança e estresse na constante busca por resultados. É comum se depararem com inúmeros desafios que não lhes permitem um planejamento e uma visão de como ter melhores resultados por meio de suas equipes de trabalho, pares e superiores. Muitas vezes delegam mal, não orientam os liderados em suas tarefas, se comunicam de forma inadequada e não sabem como obter o melhor de suas equipes no prazo e com a qualidade esperada.

Segundo Mario Sergio Cortella, no livro: Por que fazemos o que fazemos? “As empresas vivem de resultados, obtidos a partir da condição de competência que carregam. E essa competência está nas pessoas. Logo, as empresas vivem de pessoas”.

Nesse contexto, entende-se que buscar o trabalho de Coaching é um grande passo para o sucesso, além de ser uma forma de deixar um legado enquanto profissional comprometido pelo que faz.

Laura Frota, coach e executiva da Casulo Desenvolvimento explica que “o Coaching busca resgatar o que o profissional tem de melhor e potencializar suas competências e visões também com relação a ética. Conseguir que o Coachee (cliente) seja a melhor pessoa que pode ser é um dos conceitos principais do Coaching. Nessa amplitude de atuação, o Coaching poderá proporcionar um grande diferencial em sua carreira. Afinal, permitir-se fazer reflexões e construir um processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento é uma atitude nobre para a sua vida.

Esse é o foco! Proporcionar ações voltadas ao Coachee para a realização de suas metas, desejos. Ações no sentido de desenvolvimento e aprimoramento de suas competências, equipando-o com ferramentas, conhecimentos e oportunidades”.

 

Explorar o coaching ético apresenta resultados factíveis?

 

A S2 Consultoria entende que o coaching ético é uma excelente ferramenta para proporcionar o desenvolvimento individual do coachee, com base nos potenciais indicadores de resiliência de integridade que estejam desalinhados com os valores da organização. É um processo de transformação que permite ao coachee refletir sobre suas ações por meio de metodologia comportamental e cognitiva.

O processo de Coaching possibilita uma profunda autorreflexão e uma ressignificação dos seus enredos com base emocional. Promove um contato mais íntimo com você, pois somente pelo autoconhecimento é possivel ter clareza da sua missão e dos seus propósitos, com foco discernido naquilo que realmente você deseja para si.

Para Laura Frota, o mais importante é o compromisso do Coachee com o seu Plano de Desenvolvimento a curto, médio e longo prazo. Construir ações com prazos determinados e factíveis e poder aplicar tudo isso em sua carreira, lhe dará a satisfação profissional e pessoal. Sentimento, por muitas vezes, não priorizados, pois o “deixa a vida me levar”, faz parte de nossas vidas.

Para o coach, é maravilhosos quando percebem um profissional aberto e disposto a buscar esse momento para si. E hoje, há muitos com essa visão. Afinal, não podemos viver vulneráveis no mercado de trabalho, precisamos nos fortalecer. O Coaching ajudará nisso”.

A S2 Consultoria entende que parcerias com profissionais como a Laura Frota, são importantes para o desenvolvimento da ética mesmo com adultos. Aquele ditado que diz “a ética vem de casa”, entendemos que sim, mas a conduta das pessoas é influenciada pelas culturas e ambientes as quais estão inseridas, o que chamamos de “vícios organizacionais”. Identificando os ativadores comportamentais é possível alinhar com a pessoa a ética esperada para a cultura a qual fará parte.

 

Quer saber mais sobre testes de integridade e gestão segura? Clique aqui.

Laura Frota é Consultora organizacional na área de Gestão de Pessoas e Coaching Executivo para CEO, Diretores e demais executivos de pequenas,  médias e grandes empresas. Sócia proprietária da Consultoria – Casulo Desenvolvimento. Coach certificada pelo ICI – Integrated Coaching Institute e formação de Consultor DISC – Etalent Consultoria de Gestão de Pessoas; Pós – Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade de São Paulo/Fundação Instituto de Administração (USP/FIA).

laura@casulodesenvolvimento.com/ laurafrota@oi.com.br/ Skype – lfrota_/cel(85) 988288515.

S2 Consultoria

A S2 desenvolve a Integridade Resiliente dos profissionais e organizações por meio de métodos empáticos e pragmáticos.

Todos os direitos reservados © S2 Consultoria

Share This