fbpx

por Marta Palomo Garcia Fernandes, especialista PIR e psicóloga.

“O PIR é um instrumento de transformação que nos possibilita nos tornarmos pessoas melhores, com condutas éticas adequadas”, Marta Palomo Garcia Fernandes, especialista PIR e psicóloga [CRP-0622586-4].

O Potencial de Integridade Resiliente – PIR, desenvolvido pela s2 Consultoria, é o primeiro teste de integridade validado cientificamente e com foco na dimensão humana do risco. Com reconhecimento da OAB e eficácia comprovada de 82%, a ferramenta, já utilizada em mais de sete mil avaliações, se diferencia por ter consistência na identificação da integridade humana e no desenvolvimento de ambientes profissionais resilientes à fraude, corrupção e assédio.

A etapa mais aguardada do teste é a devolutiva para o participante. Qual é conduzida por um profissional especialista na ferramenta de compliance, oriundo das ciências humanas e sociais [Direito, Relações Públicas, Comunicação Social, Administração ou Psicologia].

Para elucidar a metodologia aplicada pela s2 Consultoria, alguns especialistas foram convidados a compartilhar suas experiências, com o intuito de facilitar a compreensão do processo a partir do olhar de quem tem a vivência dos bastidores da análise PIR. Marta Palomo Garcia Fernandes, psicóloga e especialista PIR conta a seguir um pouco de sua experiência. Confira!

s2 Consultoria: Como você se tornou especialista PIR? Marta: A oportunidade surgiu com um convite do Mário, sócio proprietário, que na época, procurava por profissionais com minha formação. Numa conversa, ele me explicou a proposta da s2, apresentou a ferramenta PIR e seu diferencial dos testes disponíveis no mercado. Eu, como psicóloga e profissional de Recursos Humanos, sempre me utilizei de vários recursos para avaliação do perfil do profissional, porém nenhum desses instrumentos possibilitava avaliar a integridade de meus candidatos ou funcionários. Dessa forma entendi a importância do teste, o que me impulsionou a iniciar o processo para me tornar especialista.

s2 Consultoria:  No que o PIR é diferente das outras ferramentas que você conhece?
Marta:
O PIR se difere de outras ferramentas, pois foi desenvolvido com a finalidade de avaliar o potencial de integridade da pessoa, de forma objetiva, prática e consistente, possibilitando o desenvolvimento, de forma individual, com base nos potenciais de integridade apresentados.

s2 Consultoria: Como foi o processo para se tornar especialista na ferramenta?
Marta:
O processo foi minucioso, passei por várias etapas, onde a s2 se utilizou de alguns recursos para me conhecer melhor. Além da leitura de vários artigos, exercícios práticos e treinamentos, a fim de desenvolver e aprimorar habilidades, eu também fui avaliada com a aplicação do PIR.

s2 Consultoria: O que você já percebeu de mais interessante ou curioso na aplicação do PIR?
Marta:
A percepção do participante de que as empresas estão em um processo de mudança, onde, além da necessidade de buscar um profissional com competências e habilidades, estão preocupadas em entender a conduta ética deste.

s2 Consultoria: Quais os principais benefícios que os profissionais de RH e Compliance com quem você conversa atribuem à aplicação do PIR?
Marta: O PIR é a ferramenta que faltava nos processos de seleção, pois possibilita entender a dinâmica do ser humano frente a dilemas éticos, além de contribuir no gerenciamento de riscos nas organizações.

s2 Consultoria: A partir da perspectiva da sua área de atuação qual o impacto do PIR?
Marta:
Como psicóloga que atua na área de Recursos Humanos, entendo que o PIR é uma ferramenta de fundamental importância para a área de Seleção de Pessoal. Sempre utilizei diversos recursos, para entender o perfil de cada candidato, como entrevistas, dinâmicas, testes de personalidade, de inteligência, de aptidão etc. Porém um componente essencial, não era avaliado, a integridade desse candidato. A partir do momento em que eu entendi o que o PIR proporciona, não considero mais o processo seletivo sem essa ferramenta.

s2 Consultoria: Qual a sua percepção acerca da s2?
Marta:
A s2, desde o início, é parceira e empática, pois todos da equipe, a todo e qualquer momento, sempre estão disponíveis e receptivos para nos dar suporte.  Além do feedback de nosso trabalho, que para mim é muito importante, pois contribui com o nosso desenvolvimento profissional.

 

Se você é profissional atuante nas áreas de Administração, Psicologia, Comunicação Social, Direito ou Relações Públicas e tem interesse em integrar o time de especialistas da s2 Consultoria, preencha o formulário.

Quero ser especialista

A S2 Consultoria é a única empresa no mercado brasileiro que possui um teste de integridade com validação científica de 82% de precisão.

Quer conhecer a ferramenta?

Solicite o PIR

Share This