3 dicas sobre entrevista demissional para reduzir riscos futuros

29 de janeiro de 2017

Um Programa de Compliance empresarial efetivo contempla “canais” de denúncias em seu sistema. Note que a chamada Lei Anticorrupção Brasileira (12.846/13) trata no plural: CANAIS! Daí a  entrevista demissional pode ser uma poderosa ferramenta, assim como uma “Ouvidoria, “Disk Denúncia” ou “Hotline”.

Segundo estudo recente (2016) da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), empresas que possuem canais de denúncias sofrem em média metade das perdas com fraudes em comparação com àquelas que não possuem tais ferramentas.

Infelizmente, a entrevista demissional ainda é negligenciada em algumas organizações, sendo muitas vezes conduzida por um profissional júnior que segue um script com questões superficiais e com tratativas de clima organizacional, deixando de explorar uma fonte valiosa de informações.

3 cuidados para a entrevista demissional efetiva:

Aplicação voluntária: é importante que o entrevistado participe por vontade própria e não por obrigação ou imposição e, muito menos, como moeda de troca do tipo “você só receberá isso ou aquilo se participar da entrevista”;

Convite para “demitidos” E “demissionários”: algumas empresas acreditam que se o colaborador foi demitido não é necessário ouvi-lo, pois já conhecem os motivos da sua saída. Mas não podemos desconsiderar que ele pode ser vítima de uma “queima de arquivo”, ou seja, ele poderia ter conhecimento de citações antiéticas de seu superior e isso o tornou uma “ameaça”;

Não aplicar a entrevista imediatamente: o processo de demissão é desgastante emocionalmente e é importante que a empresa dê um tempo para a “maturação” da nova situação. A aplicação de uma entrevista no momento da demissão tende a ser infrutífera, tanto pela não participação como pelo exagero da situação relatada.

Cada vez mais as áreas de Gestão de Pessoas e Compliance precisam se desenvolver em conjunto formas de gerir pessoas com o objetivo-fim de reforçar a cultura ética em suas organizações desde a atração de talentos até o seu desligamento.

Conheça a nossa ferramenta de entrevista demissional e reduza os riscos para a sua empresa decorrentes do desligamento de funcionários. Clique Aqui.